PREFEITURA
MUNICIPAL DE JOÃO O PESSOA
SECRETARIA DE
EDUCAÇAO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL
DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ VAZ DE CAMÕES
ENCONTRO
PEDAGÓGICO COM OS PROFESSORES QUE ATUAM NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS
DATA: 01/03/2013
HORÁRIO: 19h00minas 21h00min
Participantes: 08 professores da EJA
PAUTA
1-Oração inicial: A oração feita por Regina Celi complementada
pelo professor de História Cícero de agradecimento a Deus por estarmos
presentes á escola naquela noite.
2-Acolhida: Música: o que é o que é? Gonzaguinha. Foi entregue uma cópia da letra aos
presentes. Cantamos. Em seguida fizemos uma reflexão sobre o texto. Cada um dos
presentes escolheria uma estrofe que tivesse um significado para si nesse
momento.
3- Leitura Compartilhada: Texto: Os Gansos
Reflexão coletiva:O objetivo de discutirmos esse texto foi
sensibilizar o grupo de professores para a necessidade de se construiruma
parceria para a realização de um trabalho de colaboração entre professores supervisora visando um trabalho coletivo e de qualidade na EJA.
4- Atividade Prática: Em dupla os
professores conversam sobre o que aconteceu na escola e na sua sala de aula.
Apresentação, destacando: Foi bom! Que Tal!
Foi Bom!
Projetos das Drogas
Semana da Alimentação
São João
Semana do folclore que foi desenvolvido com todos os Ciclos
O número de alunos considerado bom . Turmas cheias.
Ciclo I turma cheia, porém a professora senti que alguns vão sair após a
entrega da carteira de estudante.
Virtudes- Estimular o retorno dos alunos aos estudos;
Promover autoestima dos alunos;
Fato positivo- separação dos alunos por faixa etária( CICLOS); bom
relacionamento professores e direção; abertura da sala de aula para os filhos
da EJA
Que Tal!
Cada turno realizar a festa de São João no seu horário, considerando a
realidade dos alunos da Modalidade EJA.
Realizar
palestras de conscientização para a permanência do aluno na escola, evitando a
desistência.
Acada aula
procurar motivá-los para que os mesmos não desistem e tenha como objetivo
principal a aprendizagem.
Desafios-
Ausência de motivação adequada para os alunos mais jovens participarem de forma
mais ativa nas aulas.
Inexistência de
um conteúdo definido para as áreas do conhecimento condizentes com a
realidadedos alunos.
Dificuldade de
estabelecer regras disciplinares que envolvam alunos/professores/funcionários
/gestores;
Lentidão na
solução dos problemas que são apresentados;
A Melhorar- Maior
participação da equipe técnica nas salas; Atraso na entrega dos diários;
Inexistência de
um material adequado para a EJA
5- Informes Gerais:
·
Apresentação
da Proposta Curricular da EJA do 2º segmento historiando o processo de
construção no ano de 2008. No ano de 2009 a continuação através das oficinas
junto aos professores que atuavam na EJA naquele momento. Indagamos sobre quem
havia participado desses encontros. Somente a professora de Português Gilza
participou desses momentos de formação continuada.
·
Fez-sea
entrega das Propostas de Ementas para os Ciclos III e IV para cada disciplina.
·
Orientação para a elaboração do Plano de Curso
para a EJA.
·
Orientação
e apresentação do roteiro inicial do projeto envolvendo a temática: Trabalhando
o Valor de Igualdade com homens e mulheres.
·
Entrega
e orientação do materialde apoio aos professores para o desenvolvimento das
Atividades na sala de aula. CADERNOS DA
EJA – MULHER E TRABALHO
·
Agendamento:
Atividade de abertura do Projeto: 08 de Março.
Regina Celi Delfino da Silva – Supervisora
Educacional
Joao Pessoa, 19/03/2013