segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Ação: Dia da Família na Escola



Ação:  Dia da Família na Escola

Lema: Escola e Família Em Busca do Sucesso Escolar

Objetivo: Promover a participação efetiva da família na escola criando laços de afetividade  e parceria dos participantes, enquanto membro da família e membro da escola  através de um trabalho educativo e coletivo buscando a valorização da vida escolar,


Desenvolvimento das atividades

1º momento:
Proposta da atividade: Fazer com que o grupo se conheça de modo divertido.
 Acolhimento: Dinâmica dos pares - Para descontração e integração
1-Eu sou um relógio sem ponteiros
1-Eu sou os ponteiros do seu relógio
2-Eu sou uma mão sem dedos
2-Eu sou os dedos da sua mão
3-Eu sou uma noite sem estrelas
3-Eu sou as estrelas da sua noite
4-Eu sou um corpo sem calor
4-Eu sou o calor do seu corpo
5-Eu sou um dia sem alegria
5-Eu sou a alegria do seu dia
6-Eu sou um jardim sem flores
6-Eu sou as fores do seu jardim
7-Eu sou um natal sem peru
7-Eu sou o peru do seu natal
8-Eu sou um pé sem sapatos
8-Eu sou o sapato do seu pé
9-Eu sou uma orelha sem brincos
9-Eu sou o brinco da sua orelha
10-Eu sou uma caneta sem tinta
10-Eu sou a tinta da sua caneta
11-Eu sou um carro sem gasolina
11-Eu sou a gasolina do seu carro
12-Eu sou uma flor sem perfume
12-Eu sou o perfume da sua flor
13-Eu sou uma comida sem gosto
13-Eu sou o gosto da sua comida
14-Eu sou uma mala sem alça
14-Eu sou a alça da sua mala
15-Eu sou um aquário sem peixe
15-Eu sou o peixe do seu aquário
16-Eu sou um dedo sem unha
16-Eu sou a unha do eu dedo
17-Eu sou um olho sem brilho
17-Eu sou um brilho do seu olho
Material: Pedaço de papel em branco, caneta, saco plástico.
ORGANIZAÇÃO: Escreva as frases; recorte-as e as coloque dentro de um saco plástico para serem sorteadas; cada pessoa identifica seu par de acordo com a frase lida.
Depois da 1ª etapa formam-se os pares para a dinâmica da apresentação onde cada integrante entrevista seu par: Perguntando  o nome e como está se sentindo ali. Ou alguma outra informação que o coordenador da dinâmica achar interessante para o momento. Depois cada um apresenta seu familiar, facilitando dessa maneira a integração do grupo.

2º momento.
Leitura Compartilhada:
A PARÁBOLA DA ROSA
Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente.
Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou,"Como pode uma flor tão bela, vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?
Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa e antes mesmo de estar pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa: São as qualidades dadas por Deus.
Dentro de cada alma temos também os espinhos: São as nossas faltas.
Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos.
Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior.
Nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e conseqüentemente, isso morre.
Nunca percebemos o nosso potencial.
Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas.
Portanto alguém mais deve mostrar a elas.
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.
Esta é a característica do AMOR.
Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.
Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma, e ajudá-la a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.
Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos.
Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.
Portanto Sorriam, e descubram as rosas que existe dentro de cada um de vocês, e das pessoas que amam...
Autor desconhecido

Roda de diálogo: Atividade prática: Roda de diálogo ainda relacionado ao texto-Provocar o grupo a refletir sobre sua família: Considerando as Rosas e os Espinhos que enfrentam  para o desenvolvimentos dos seus membros.

3º momento - Provocar o grupo para a valorização dos membros da família. Defeito, Perdão, chance, respeito, etc para isso, em dupla conversar sobre as rosas e espinhos da minha família:
As “Rosas” da minha família          Os “Espinhos” da minha família

4º momento - FORMAR O PAINEL:
Quais as “Rosas” (valores) que quero cultivar na minha família:
( Aqui trazer as rosas prontas onde os participantes por família escreverão, formando o painel )
5º momento: Encerramento- Objetivo: Permitir a expressão de sentimentos entre os participantes; Resgatar características positivas na relação com o outro; Estabelecer um clima de afeição entre os participantes; Reforçar como aprendemos com o outro.
- Em circulo: Oralmente com uma palavra ou frase, responder: O que aprendi nessa vivência de hoje?





Um comentário:

  1. Slots | Casinos & Games - DrMCD
    From slot machines and video 김해 출장마사지 poker to live dealer 안양 출장마사지 games, this provider has 과천 출장마사지 you covered with over 하남 출장마사지 40 table games. You'll 포항 출장샵 find all the classics at one of our

    ResponderExcluir