Ação: Dia da Família na Escola
Lema: Escola e
Família Em Busca do Sucesso Escolar
Objetivo:
Promover a participação efetiva da família na escola criando laços de
afetividade e parceria dos
participantes, enquanto membro da família e membro da escola através de um trabalho educativo e coletivo buscando
a valorização da vida escolar,
Desenvolvimento das atividades
1º momento:
Proposta da
atividade: Fazer com que o grupo se conheça de modo divertido.
Acolhimento: Dinâmica dos pares - Para descontração e integração
1-Eu sou um
relógio sem ponteiros
1-Eu sou os
ponteiros do seu relógio
2-Eu sou uma mão
sem dedos
2-Eu sou os
dedos da sua mão
3-Eu sou uma
noite sem estrelas
3-Eu sou as
estrelas da sua noite
4-Eu sou um
corpo sem calor
4-Eu sou o calor
do seu corpo
5-Eu sou um dia
sem alegria
5-Eu sou a
alegria do seu dia
6-Eu sou um
jardim sem flores
6-Eu sou as
fores do seu jardim
7-Eu sou um
natal sem peru
7-Eu sou o peru
do seu natal
8-Eu sou um pé
sem sapatos
8-Eu sou o
sapato do seu pé
9-Eu sou uma orelha
sem brincos
9-Eu sou o
brinco da sua orelha
10-Eu sou uma
caneta sem tinta
10-Eu sou a
tinta da sua caneta
11-Eu sou um
carro sem gasolina
11-Eu sou a
gasolina do seu carro
12-Eu sou uma
flor sem perfume
12-Eu sou o
perfume da sua flor
13-Eu sou uma
comida sem gosto
13-Eu sou o
gosto da sua comida
14-Eu sou uma
mala sem alça
14-Eu sou a alça
da sua mala
15-Eu sou um
aquário sem peixe
15-Eu sou o
peixe do seu aquário
16-Eu sou um
dedo sem unha
16-Eu sou a unha
do eu dedo
17-Eu sou um
olho sem brilho
17-Eu sou um
brilho do seu olho
Material: Pedaço
de papel em branco, caneta, saco plástico.
ORGANIZAÇÃO: Escreva as frases; recorte-as
e as coloque dentro de um saco plástico para serem sorteadas; cada pessoa
identifica seu par de acordo com a frase lida.
Depois da 1ª
etapa formam-se os pares para a dinâmica da apresentação onde cada integrante
entrevista seu par: Perguntando o nome e
como está se sentindo ali. Ou alguma outra informação que o coordenador da
dinâmica achar interessante para o momento. Depois cada um apresenta seu
familiar, facilitando dessa maneira a integração do grupo.
2º momento.
Leitura Compartilhada:
A PARÁBOLA DA ROSA
Um homem plantou
uma rosa e passou a regá-la constantemente.
Antes que ela
desabrochasse, ele a examinou e viu o botão que em breve desabrocharia, mas
notou espinhos sobre o talo e pensou,"Como pode uma flor tão bela, vir de
uma planta rodeada de espinhos tão afiados?
Entristecido por
este pensamento, ele se recusou a regar a rosa e antes mesmo de estar pronta
para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma
há uma rosa: São as qualidades dadas por Deus.
Dentro de cada
alma temos também os espinhos: São as nossas faltas.
Muitos de nós
olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos.
Nós nos
desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior.
Nos recusamos a
regar o bem dentro de nós, e conseqüentemente, isso morre.
Nunca percebemos
o nosso potencial.
Algumas pessoas
não vêem a rosa dentro delas mesmas.
Portanto alguém
mais deve mostrar a elas.
Um dos maiores
dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos
espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.
Esta é a
característica do AMOR.
Olhar uma pessoa
e conhecer suas verdadeiras faltas.
Aceitar aquela
pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma, e ajudá-la a
perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.
Se nós
mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos.
Só assim elas
poderão desabrochar muitas e muitas vezes.
Portanto
Sorriam, e descubram as rosas que existe dentro de cada um de vocês, e das
pessoas que amam...
Autor desconhecido
Roda de diálogo: Atividade prática: Roda
de diálogo ainda relacionado ao texto-Provocar o grupo a refletir sobre sua
família: Considerando as Rosas e os Espinhos que enfrentam para o desenvolvimentos dos seus membros.
3º momento - Provocar o grupo para a
valorização dos membros da família. Defeito, Perdão, chance, respeito, etc para
isso, em dupla conversar sobre as rosas e espinhos da minha família:
As “Rosas” da
minha família Os “Espinhos” da
minha família
4º momento - FORMAR O PAINEL:
Quais as “Rosas”
(valores) que quero cultivar na minha família:
( Aqui trazer as
rosas prontas onde os participantes por família escreverão, formando o painel )
5º momento: Encerramento- Objetivo: Permitir a expressão de sentimentos entre
os participantes; Resgatar características positivas na relação com o outro;
Estabelecer um clima de afeição entre os participantes; Reforçar como
aprendemos com o outro.
- Em circulo:
Oralmente com uma palavra ou frase, responder: O que aprendi nessa vivência de
hoje?
Slots | Casinos & Games - DrMCD
ResponderExcluirFrom slot machines and video 김해 출장마사지 poker to live dealer 안양 출장마사지 games, this provider has 과천 출장마사지 you covered with over 하남 출장마사지 40 table games. You'll 포항 출장샵 find all the classics at one of our