sábado, 21 de junho de 2014

TEMA DO PROJETO: Alimentação Saudável

PREFEITURA  MUNICIPAL  DE JOÃO PESSOA
SECRETARIA DE  EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ VAZ DE CAMÕES S

TEMA DO PROJETO: Alimentação Saudável

PÚBLICO ALVO: Professores,  alunos, equipe pedagógica e administrativa da escola 

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral, Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.

TURMA:  EJA                 TURNO: Noturno

PERÍODO: Dias 24, 25, 26, 27 e 28 de Março.             

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

 APRESENTAÇÃO:
A proposta de trabalho foi  empreendida a partir da sugestão advinda da ação Saúde na Escola que se propõe a  incentivar o espaço escolar como ambiente para a educação nutricional e promoção da alimentação saudável de crianças e jovens,  para assim,  contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Nesse sentido, surge a necessidade  de inserir esse tema no conteúdo programático, nos diferentes níveis de ensino proporcionando dessa forma   aos educandos crianças , jovens e adultos  o acesso à informação e formação  para a escolha e adoção de práticas alimentares (e de vida) saudáveis.
Essas ações foram vividas e concretizadas nas salas de aula na semana de 24 a 28 de março nos turnos, manhã, tarde e noite junto aos educandos do Ensino fundamental e Modalidade da EJA, conforme as orientações do projeto inicial. Portanto participaram diretamente dessa ação no turno noturno aproximadamente 250 pessoas  envolvendo alunos, professores e equipe técnica da escola.
Os objetivos da proposta foram os de despertar  os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer,  conhecer a origem dos alimentos: fígado, peixe, proteína texturizada da soja e frutas, compreender a importância dos seus principais nutrientes,  entender a importância e benefícios no consumo saudável  bem como  construir receitas.
A partir desses objetivos norteadores  das ações buscou-se incentivar  um consumo de alimentos  mais saudáveis  respeitando a identidade cultural-alimentar dos envolvidos, porém sem esquecer os valores  sociais, afetivos/emocionais e comportamentais, que precisam ser cuidadosamente integrados às propostas de mudanças para uma  alimentação mais saudável  que contenha   água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, para que  se possa desfrutar  de  todas as fases da vida de forma produtiva e ativa, longa e saudável.

2.  METODOLOGIA DE TRABALHO:
Os alunos foram organizados para  trabalhar em grupos  ou individual de acordo com as seguintes atividades:
Leituras diversas; músicas; diversos gêneros textuais em especial a receita; trabalhos de Arte; bingo das frutas; atividades de matemática; pesquisas; entrevistas; construção de cardápios, tabelas, receitas; desenhos; murais; propagandas; vídeos; documentários sobre a temática abordada etc.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
            As atividades foram desenvolvidas em todas as  salas de aula durante a semana da “Alimentação Saudável” assuntos relacionados com a importância do consumo de fígado, peixe, proteína texturizada da soja e frutas.
•          EJA e PROJOVEM – Tema: Fígado.
A seguir descrevemos as ações mais significativas desenvolvidas e apresentadas na Culminância: Projeto Alimentação Saudável que  se realizou  no dia 29/03/2014.

MODALIDADE   EJA

                               Relatório do Projeto Alimentação Saudável

    Este relatório tem como objetivo demonstrar as atividades desenvolvidas no projeto Alimentação Saudável no ciclo II A da Escola Luiz Vaz de Camões sob a orientação da supervisão escolar. Trabalhar esse tema com a EJA foi muito enriquecedor, pois partimos do conceito do que seria uma Alimentação Saudável e a sua importância para a vida. Haja vista, que as pesquisas comprovam que uma boa alimentação tem um papel fundamenta na prevenção e no tratamento de doenças.
  Partindo deste pressuposto desenvolvemos as seguintes atividades:
Ø  Discussão sobre a importância de uma boa alimentação;
o   Quais os nutrientes dos alimentos;
o   Quais as necessidades diárias de nutrientes o ser humano precisa na sua respectiva faixa etária;
o   Lista de alimentos consumidos por eles no seu dia a dia;
Trabalhar os rótulos dos alimentos e fazer o levantamento dos nutrientes de cada um para parti  daí construir um painel com os nutrientes de cada alimento;




Ø  Construção de uma pirâmide alimentar observando as necessidades diárias do ser humano contextualizando com a sua realidade;
Ø  Apresentar o FÍGADO como alimento de estudo neste projeto , seus nutrientes e sua importância na nossa alimentação;


Levantamento de receitas caseiras com fígado que os alunos degustavam com sua família: 






Ø  Construção de um ” Livro de Receitas com Fígado para o nosso bem estar”, aonde as receitas foram construídas pelos alunos;
Ø  Concluímos as atividades com relatos de alguns alunos sobre as ações desenvolvidas neste projeto e com a degustação de todas as receitas contidas no livro.


Considerações:

  Consideramos de suma importância trabalhar Alimentação Saudável em especial o alimento Fígado, pois percebemos que muitos desconheciam seus valores nutricionais e que a partir deste estudo o fígado passou a fazer parte das suas refeições diárias.

Regina Celi Delfino da Silva 





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