PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ VAZ DE CAMÕES S
TEMA
DO PROJETO: Alimentação Saudável
PÚBLICO ALVO: Professores, alunos, equipe pedagógica e administrativa da
escola
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral, Português, Matemática, Ciências,
História e Geografia.
TURMA: EJA TURNO: Noturno
PERÍODO: Dias 24, 25, 26, 27 e 28 de Março.
RELATÓRIO
DE ATIVIDADES
APRESENTAÇÃO:
A
proposta de trabalho foi empreendida a
partir da sugestão advinda da ação Saúde na Escola que se propõe a incentivar o espaço escolar como ambiente
para a educação nutricional e promoção da alimentação saudável de crianças e
jovens, para assim, contribuir para a formação de hábitos
alimentares saudáveis. Nesse sentido, surge a necessidade de inserir esse tema no conteúdo programático,
nos diferentes níveis de ensino proporcionando dessa forma aos educandos
crianças , jovens e adultos o acesso à
informação e formação para a escolha e
adoção de práticas alimentares (e de vida) saudáveis.
Essas
ações foram vividas e concretizadas nas salas de aula na semana de 24 a 28 de
março nos turnos, manhã, tarde e noite junto aos educandos do Ensino fundamental
e Modalidade da EJA, conforme as orientações do projeto inicial. Portanto
participaram diretamente dessa ação no turno noturno aproximadamente 250 pessoas envolvendo alunos, professores e equipe
técnica da escola.
Os
objetivos da proposta foram os de despertar
os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o
prazer de comer, conhecer a origem dos
alimentos: fígado, peixe, proteína texturizada da soja e frutas, compreender a
importância dos seus principais nutrientes,
entender a importância e benefícios no consumo saudável bem como construir receitas.
A
partir desses objetivos norteadores das
ações buscou-se incentivar um consumo de
alimentos mais saudáveis respeitando a identidade cultural-alimentar
dos envolvidos, porém sem esquecer os valores sociais, afetivos/emocionais e comportamentais,
que precisam ser cuidadosamente integrados às propostas de mudanças para
uma alimentação mais saudável que contenha
água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, para
que se possa desfrutar de todas as fases da vida de forma produtiva e
ativa, longa e saudável.
2. METODOLOGIA DE TRABALHO:
Os
alunos foram organizados para trabalhar
em grupos ou individual de acordo com as
seguintes atividades:
Leituras
diversas; músicas; diversos gêneros textuais em especial a receita; trabalhos
de Arte; bingo das frutas; atividades de matemática; pesquisas; entrevistas;
construção de cardápios, tabelas, receitas; desenhos; murais; propagandas;
vídeos; documentários sobre a temática abordada etc.
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
As
atividades foram desenvolvidas em todas as
salas de aula durante a semana da “Alimentação Saudável” assuntos
relacionados com a importância do consumo de fígado, peixe, proteína
texturizada da soja e frutas.
• EJA e PROJOVEM – Tema: Fígado.
A
seguir descrevemos as ações mais significativas desenvolvidas e apresentadas na
Culminância: Projeto Alimentação Saudável que
se realizou no dia 29/03/2014.
MODALIDADE EJA
Relatório do Projeto Alimentação Saudável
Este relatório tem como objetivo demonstrar
as atividades desenvolvidas no projeto Alimentação Saudável no ciclo II A da
Escola Luiz Vaz de Camões sob a orientação da supervisão escolar. Trabalhar
esse tema com a EJA foi muito enriquecedor, pois partimos do conceito do que
seria uma Alimentação Saudável e a sua importância para a vida. Haja vista, que
as pesquisas comprovam que uma boa alimentação tem um papel fundamenta na
prevenção e no tratamento de doenças.
Partindo deste pressuposto desenvolvemos as
seguintes atividades:
Ø Discussão
sobre a importância de uma boa alimentação;
o
Quais os nutrientes dos alimentos;
o
Quais as necessidades diárias de
nutrientes o ser humano precisa na sua respectiva faixa etária;
o
Lista de alimentos consumidos por eles
no seu dia a dia;
Trabalhar os rótulos
dos alimentos e fazer o levantamento dos nutrientes de cada um para parti daí construir um painel com os nutrientes de
cada alimento;
Ø Construção
de uma pirâmide alimentar observando as necessidades diárias do ser humano
contextualizando com a sua realidade;
Ø Apresentar
o FÍGADO como alimento de estudo neste projeto , seus nutrientes e sua
importância na nossa alimentação;
Levantamento de receitas caseiras com fígado que
os alunos degustavam com sua família:
Ø Construção
de um ” Livro de Receitas com Fígado para o nosso bem estar”, aonde as receitas
foram construídas pelos alunos;
Ø Concluímos
as atividades com relatos de alguns alunos sobre as ações desenvolvidas neste
projeto e com a degustação de todas as receitas contidas no livro.
Considerações:
Consideramos de suma importância trabalhar Alimentação
Saudável em especial o alimento Fígado, pois percebemos que muitos desconheciam
seus valores nutricionais e que a partir deste estudo o fígado passou a fazer
parte das suas refeições diárias.
Regina
Celi Delfino da Silva
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